" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Estudos Bíblicos 
 
O Dom de Profecia
Quando Adão e Eva pecaram sua primera atitude foi esconder-se de Deus.foi  o Criador quem tornou a iniciativa de reatar o relacionamento com suas criaturas desobedientes,mas aquele  privilégio de conversar com Deus face a face foi perdido com a entrada do pecado.com os patriarcas e continuando depois deles,Deus concedeu o dom de profecia a homens e mulheres para enviar mensagens específicas aos seus filhos.eles recebiam a comunicação da parte de Deus,através de sonhos,visões ou outra manifestação e a transmitiam em uma forma compreensível,falada e escrita,tornando conhecidos Seus planos e Sua vontade.Deixemos a própria Bíblia falar-nos sobre esse tema vital para nossa salvação.

Como Deus se comunicava com o ser humano no começo do mundo? Gênesis 3:8-10
E chamou o Senhor Deus ao ____e lhe ____:Onde estás?
No plano original havia comunicação direta entre Deus e o ser humano,no jardim do Eden,o primeikro satuário de Deus:"Aquela comunhão com o seu Criador,face a face e toda íntima,era o seu alto privilégio.Houvesse ele permanecido fiel a Des,e tudo isto teria sido seu para sempre" ( Educação,p.14)

2-O que interrompeu essa comunicação pessoal? Isaías 59:2
Mas as vossas iniquidades fazem ____ entre vós e Deus e os vossos ____enconbrem o seu rosto de vós.
"Desde a queda o homem já não podia encontrar alegria e prazer na santidade,e procurou esconder-se da presença de Deus.esse é ainda hoje o estado do coração não convertido.Não está em harmonia com Deus e não encontra prazer em ficar perto dEle"(Caminho a Cristo,p.17).Foi Lúcifer,que fora o querubim cobridor no santuário celestial,e que se rebelou contra Deus,quem levou o ser humano ao pecado,interrompendo o relacionamento direto que o ser humano mantinha com Deus.

3- Que outro meio Deus usou para Se comunicar com o ser humano após o pecado? Hebreu 1:1 e 2;Numeros 27:21 ( Marque V ou F)
(   ) Sacerdotes          (   ) Profetas           (   ) Feiticeiros
O pecado impossibilitou o acesso direto a Deus face a face.Mas Deus,em Seu infinito amor,manteve essa comunicação de maneira indireta através dos profetas e sacerdotes.Os sacerdotes recebiam relevações de Deus através do Urim e Tumim (duas pedras localizadas no peitoral da veste sacerdotal).os profetas recebiam as mensagens divinas através de sonhos e visões (Nm 12:6;Am 3:3),com o objetivo de receber e apresentar a vontade de Deus para a humanidade.Estas revelações foram escritas e hoje constituem a Palavra de Deus.

4- O que o profeta deveria fazer ao receber a revelação divina? Isaías 30:2
Vai pois ____isto numa tabuinha perante eles,escreve-o num ____
Por quase 1650 anos (de Adão até o diluvio)não existia a Palavra de Deus escrita.As revelações eram transmitidas oralmente.Com o passar do tempo surgiu a escrita e as palavras do Senhor passaram a serem registradas pelos profetas.Assim surgiu a Bíblia Sagrada,para preservar perpetuamente a vontade de Deus para o Seu povo.

5- Quem guiou os profetas ao escreverem a Bíblia? 2Pedro 1:21
Homens santos de Deus falaram ____pelo ____ .
Deus inspirou a mente do profeta,e não as suas palavras.A mensagem era recebida através de sonhos e visões e depois expressa pelo profeta com suas próprias palavras.O conteudo é de Deus,as palavras variam de acordo com contexto e cultura do escritor bíblico.Sendo assim,entendemos que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus na falível palavra do homem.A Bíblia não contém a Palavra de Deus,ela é a Palavra de Deus.

6- Que porções da Bíblia Jesus e o apóstolo Paulo consideram inspiradas? Lucas 24:27,44 e 45;2Timóteo 3:16 e 17 ( Marque V ou F)
(   ) Antigo Testamento          (   ) Só o livro de Salmos          (   ) A Bíblia toda
Isaías 28:10 apresenta a maneira correta de se entender a Bíblia:"Porque é preceito sobre preceito,regra sobre regra,um pouco aqui,um pouco ali".A Bíblia é sua própria intérprete.Devemos escolher um tema e buscar passagens que tratam do mesmo assunto.Quando Jesus esteve na Terra usava somente o Antigo Testamento,pois o primeiro livro do Novo Testamento a ser escrito foi o evangelho de Marcos,por volta do ano 44 d.c,treze anos após a ressureição de Cristo.

7- Porque muitas pessoas vivem no erro? Mateus 22:29
Errais,não conhecendo as ____ nem o poder de ____.
Não é suficiente ler a Bíblia.É necessário conhecê-La através de estudo diligente e disposição para seguir seus ensinos.Jesus disse:"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"(Jo 8:32).A verdade não está apenas em um verso da Bíblia,mas no conjunto de seus ensinos.

8- O que Deus espera de nós quando estudamos Sua Palavra? Tiago 1:22; Mateus 7:21-23
Tornai-vos ____da palavra e não ____ ouvinte,enganando-vos a vós mesmos.
Tornar-se praticante da Palavra de Deus e fazer a Sua vontade é um convite à eternidade:"Ora,o mundo passa,bem como a sua concupiscência,aquele,que faz a vontade de Deus permanece eternamente"( 1Jo 2:17)

Compromisso de Fé:
(   ) Desejo compreender e praticar os ensinos bíblicos
(   ) Quero dedicar diariamente,____ minutos para estudo da Bíblia
(   ) Creio na inspiração de toda bíblia e a aceito como regra de fé e prática.